09 Junho 2017

Como escovar a prótese ou dentadura?

Com a idade, o aparecimento de doenças bucais ou até mesmo acidentes que ocasionem a perda dos dentes, ou parte deles, muitas pessoas carecem utilizar próteses dentárias, sejam elas completas ou parciais. Além das preocupações estéticas, junto com as próteses vem a inquietação quanto sua utilização de maneira correta e, principalmente, com os cuidados para sua higienização.

O processo de escovação bucal de um paciente com próteses dentárias torna-se um pouco diferente. Para os pacientes de modo geral, escovas pequenas e, principalmente, de cerdas macias são recomendadas. Já no caso de próteses dentárias totais, escovas maiores e com cerdas mais firmes facilitam a higienização da prótese.

Nestes casos, alguns outros materiais são acrescentados à lista de essenciais para a higienização bucal. Pastilhas efervescentes nas quais o paciente mergulha a prótese deixando-as mais limpa por bom período de tempo, são bastante recomendadas. Além disso, essa forma de limpeza impede maior desgaste da dentadura, acúmulo de tártaro e, consequentemente, a adesão da placa bacteriana.