01 Junho 2017

Falha na gengiva – tratamento

A falha na gengiva, tecnicamente chamada de retração gengival, é uma deformidade gengival que expõe a raiz dentária. Pode ser causada por diferentes motivos, sendo os principais:

>Escovação errada – quando a aplicação de força é exagerada, levando a deformidade da forma da gengiva
>Uso de escova de cerdas duras
>Dentes mal posicionados por apinhamento ou por tratamento ortodôntico mal conduzido
>Doença periodontal, acúmulo de placa bacteriana, infecção e inflamação gengival
>Restaurações mal ajustadas ao nível gengival
>Traumas e acidentes

A retração gengival e a exposição da raiz do dente, além de muito inestéticas, podem causar sensibilidade dentária e facilitar a infecção de tecidos de suporte do dente, que em casos mais graves, pode levar a sua queda. Por isso é extremamente recomendável que a pessoa procure ajuda de um dentista para realizar um tratamento o quanto antes. O tratamento da retração gengival é iniciado com a identificação da causa do problema, pois disso depende a recomendação da conduta adequada. Se a retração gengival é decorrente de doença periodontal, o periodontista (dentista especializado em tratamento de doenças periodontais) realiza uma limpeza profissional e ajuste de restaurações.

Se a retração é decorrente de mal posicionamento dentário ou má oclusão, um tratamento ortodôntico pode ser necessário. Em casos mais avançados, quando a raiz está muito exposta, o tratamento deve se concentrar em recobrir esta falha. As duas formas mais comuns são: com enxerto de tecido mole ou com a cobertura da raiz com gengiva artificial, feita com resina na cor da gengiva do paciente que também imita forma e textura do tecido gengival.

É importante que o paciente seja cauteloso ao escovar os dentes para evitar a aplicação de força excessiva sobre dentes e gengivas. Mais importante do que usar muita força, é o correto movimento da escovação e utilização de escova de cerdas macias. Mesmo com as mais atuais técnicas, o recobrimento de raízes não apresenta alta taxa de sucesso.