19 maio 2017

Implantes Straumann Roxolid ®

Porcelanas e resinas são materiais totalmente diferentes, mas ambos utilizados para fazer reconstruções dentárias como coroas, facetas, onlays, inlays, overlays, pivôs, próteses sobre implantes unitárias parciais e de arcada completa.

Ao fazer a escolha do material do material que será usado na sua prótese, o paciente tem que estar ciente do que está “comprando”. Todos os materiais dentários tem vantagens e desvantagens que os tornam mais apropriados para determinados casos. A seguir darei dados sobre os materiais e minha opinião sobre o assunto.

Resina: Na essência, as resinas são plásticos reforçados, e podem ser escolhidos em cores compatíveis com dentes naturais. Tem como desvantagens a mudança de cor ao longo do tempo e a menor resistência. Tem como pontos positivos o menor custo e boa estética inicial. As restaurações em resina tendem a durar menos do que em porcelana ou metal, pois sao mais frágeis e sujeitas a desgastes.

Existem três tipos mais comuns de resinas: a) Resina composta fotoativada, que serve principalmente para restaurações ou facetas diretamente no dente; 2) Resina acrílica, utilizada para próteses grandes como dentaduras 3) Resina fotoativada em laboratório, que é aplicada sobre uma moldagem do paciente e utilizada para coroas, facetas e onlays.

Opinião: Acredito que os únicos casos onde a resina esteja bem empregada seja em próteses temporárias (provisório) ou reabilitações totais em implantes, quando conjugadas a estruturas de metal para reforço interno. São as próteses tipo protocolo branemark ou também conhecidas como próteses metaloplásticas, que utilizam dentes de estoque em resina e gengiva acrílica rósea. Para os demais tipos de reconstruções dentárias a resina é um material de qualidade inferior. Embora em alguns casos dure alguns anos, na maioria dos casos ela logo perde seu brilho e estética por se amarelar, podendo se fraturar ou soltar com facilidade. Como marcas de resinas temos Artglass, Synphony, Saeculus, Belleglass, entre outros.

Antes de qualquer tratamento estético é interessante fazer um clareamento dental pois assim podemos escolher uma cor mais clara de porcelana, compatível com os demais dentes vizinhos, e assim obter melhor estética no tratamento.