18 Abril 2017

Quanto tempo dura um Implante Dentário ?

Desde 1960 quando foi introduzido na Odontologia os tratamentos com Implantes Dentários , uma revolução foi iniciada. Pacientes que haviam perdido seus dentes e que não tinham outra opção além de próteses removíveis e dentaduras sem retenção ou mesmo próteses fixas onde são necessários desgastes nos dentes remanescentes para serem utilizados como pilares na sustentação dos dentes perdido(s). Mais que qualquer outro tratamento Odontológico os Implantes Dentais conferem uma longevidade sem igual . As próteses Implanto Suportadas são sem dúvida alguma as mais resistentes e com maior longevidade acompanhe abaixo os motivos .



# Implante de Titânio

O Titânio é um metal extremamente resistente, não sofre corrosão e além disso é biocompatível. Pode receber torque de alta intensidade quando rosqueado ao tecido ósseo. Esse metal, encontrado em abundância na natureza e no Brasil, possui imensas reservas mas precisa ser purificado após sua extração. A pureza chega a 99%, após o processo de purificação. Infelizmente no Brasil não temos tecnologia suficiente para realizar esse processo e o titânio usado para fabricação dos Implantes é 100 por cento importado.

#Tamanho do Implante

Existem inúmeros tamanhos e espessuras de Implantes Dentários e suas longevidade esta diretamente relacionada a esse fator. Quanto maior o Implante mais chance de ele permanecer em função, pois terá uma área de maior contato com o osso, e o mesmo acontece em relação a espessura, quanto mais espesso mais resistente as forças mastigatório. Um Implante de 10mm por exemplo, se for instalado em osso de boa qualidade e o paciente com uma higienização adequada terá uma duração indeterminada que pode superar os 30 anos em função.

#Prótese Metalocerâmicas

A porcelana vem sendo empregada a décadas para confecção das próteses . Sua escolha se deve a sua estética , resistência e brilho e longevidade sem iguais. Ela é aplicada sobre uma estrutura metálica . Esse metal pode ser Titânio,Níquel Cromo, Cromo Cobalto e outros . Após a fundição que é um processo onde o metal derretido ira se transformar em uma estrutura extremamente resistente que terá o formato dos dentes envolvidos no planejamento , a porcelana é então aplicada . São pelo menos 3 queimas da porcelana em um forno de alta temperatura que passa dos 1000 graus centígrados . Após esse processo a prótese pode ser instalada e com garantia de muitos anos de uso .

#Manutenção e higienização

Como tudo na vida as Próteses sobre Implante necessitam de uma manutenção. Entretanto são muito fáceis de se conviver pois sua adaptação é perfeita e seu conforto e segurança fornecem uma convivência extremamente prazerosa . Com uma higienização bem realizada o paciente não terá qualquer problema e a manutenção é muito simples e de baixo custo , devendo ser realizado de a cada 2 anos sempre pelo mesmo profissional que executou o trabalho.