17 Abril 2017

Implante dentário sem cortes. É possível?

Além de todas as pesquisas que envolvem essa especialidade Odontológica, foi incrementado mais uma novidade que surgiu há mais ou menos uns 10 anos.

A cirurgia guiada por computador, sem a necessidade de cortes.

Através de detalhados exames radiológicos, e moldagens um programa de computador simula a cirurgia em modelos de gesso e posteriormente será confeccionado um guia para realização das perfurações.



implante dentário sem cortes

Essa técnica utiliza o computador como principal referencia para o planejamento cirúrgico. Pode ser empregada em situações onde o paciente possui uma qualidade óssea significativa.

Dessa forma um guia é acoplado sobre o rebordo edêntulo e as perfurações são realizadas sem a necessidade de corte, direto sobre a gengiva que é perfurada pela broca após evidentemente o paciente estar previamente anestesiado. Nesse caso não existe a necessidade de suturas.

Na minha opinião não vejo tantas vantagens em fazer essa técnica pois ela aumenta o custo do procedimento e serve apenas pra quem tem boa espessura óssea.

O implante dentário sem cortes é indicada para pacientes que usam próteses totais com osso remanescente suficiente para não necessitar abrir retalho (cortes).

Já assisti a várias palestras sobre erros em cirurgia sem cortes guiadas pelo computador. O grande problema a meu ver se deve ao fato de não serem feitos os cortes.

O cirurgião esta com a gengiva cobrindo todo o osso alveolar o que impede de conferir o trajeto do implante na sua inserção para certificar-se que esta na direção ideal.

Muitas vezes é necessário mudar a inclinação da broca durante a perfuração para conseguir atingir a região com maior espessura óssea e isso se torna impossível se não forem feitos cortes sobre a gengiva e expor o osso para trabalhar com eficiência.

Não uso esta técnica e não recomendo prefiro a forma tradicional, com cortes por ser mais segura, e previsível além disso encarece o procedimento e serve mais como marketing para conquistar clientes desinformados e indecisos.